top of page

Como avaliar se um professor de música é bom ou não?

Há excelentes artistas que não são bons professores e excelentes professores que não são artistas.

Ter um excelente professor que é um excelente artista é privilégio de poucos, e todos nós professores de música buscamos em algum momento de nossas vidas ser assim: Competentes didaticamente e artisticamente também.

Tenho refletido sobre isso e tenho buscado me desenvolver.

De maneira alguma me coloco como alguém que já tenha conseguido conquistar esse nível de excelência , mas sim como alguém que tem buscado isso. Abaixo descrevo o que penso ser as competências que temos que desenvolver para ser um bom professor.

A Competência técnica é fundamental, porém não é mais importante que a comportamental.

Não raro me deparo com professores que têm um conhecimento bastante amplo e pouca habilidade em motivar seus alunos a estudar e aprender.

Outros possuem menos conhecimento, porém grande competência comportamental: gostam de ensinar o que sabem, estimulam os alunos a estudarem, promovem encontros e apresentações que alavancam a produtividade de seus alunos e inserem seus alunos em atividades musicais de suas comunidades.

Rapidamente seus alunos o superam no quesito performance e o amam.

Há também aqueles que tecnicamente são maravilhosos, mas ensinam por uma questão de sobrevivência, não por que amam o exercício de ensinar. Os alunos admiram sua técnica, sua performance e o colocam como parâmetro de qualidade e orgulham-se de colocar seus nomes em seus currículos, mas suas relações são frias e encerram em si mesmas e o aluno é quem decide até onde ir.

O correto seria o aluno ser dispensado com um sonoro: “Parabéns!!!!Chegou a hora de você trocar de professor porque eu não tenho mais nada a lhe ensinar”.

Isso seria maravilhoso,mas é pouco comum.

O bom professor é boa gente e gosta de gente, encurta os caminhos para seus alunos, não “esconde o leite” e sabe ouvir.

Não é arrogante, impaciente ou mal educado.

É pontual, justo e bem informado.

É cuidadoso quanto a dosagem certa de informação que deve ser passada, o tempo certo que a informação deve ser processada e sabe quando é hora de dar o próximo passo

O bom professor está a serviço do conhecimento em prol dos alunos .

O bom professor de música está sempre estudando e exercita o seu lado artístico.

Se põe à prova.

Vive as experiências que propõe aos seus alunos .

Tem consciência do processo lento e maravilhoso rumo ao auto conhecimento que estudar um instrumento musical proporciona.

Se alegra com o sucesso do seu aluno e principalmente aprende com ele.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • sound
  • youtube
  • facebook
bottom of page