top of page

Planejamento

Quando o ano inicia nos vemos às voltas com nossos sonhos, metas, desejos e necessidades. Fazemos as listas do que foi bom e do que não foi; no que vencemos e onde fracassamos. Respiramos fundo, inspiramo-nos e saímos colocando em prática tudo o que sonhamos,cheios de esperança e determinação na certeza de que nesse ano, ao final, tudo dará certo. Errado!!!

Se não planejar, provavelmente não conseguirá realizar tudo, ou se realizar, não será do jeito que sonhou.

Quanto mais tempo gastarmos planejando, menos tempo gastaremos realizando, o que implicará em maior resultado com menor esforço.

Como fazer um bom planejamento para garantir um final feliz?

Vários provérbios existem para nos alertar:

- “Só os tolos sonham com o que não podem realizar.”

- “Nenhum vento é favorável para um barco que não sabe onde quer chegar.”

- “Lutar sempre, desistir jamais!”

- “Deus ajuda a quem cedo madruga” etc, etc , etc.

Mas o que fazer de fato? Sabemos que um senso aguçado de realidade e oportunidade são importantes, como nos inspira o primeiro provérbio. Que ter um foco, um objetivo é fundamental conforme o segundo; ser persistente; trabalhar muito e ter fé são ingredientes para alcançarmos nossos objetivos. Será?

Sim e não. Sim porque tudo isso é necessário, e não porque tudo isso não é o suficiente.

O que falta então?

1) Pegue papel e lápis. Não vale ficar com as coisas só na cabeça. Registrar é fundamental.

2) Liste os seus sonhos 3) Defina o grau de prioridade, de urgência e dificuldade de cada coisa numa escala de zero a Dica: primeiro as urgências, depois as prioridades e depois os fáceis , médios e por ultimo os difíceis. Comece sempre pelas prioridades urgentes fáceis.

4) Escolha o sonho Número 1 ,número 2 e número 3. Você deverá começar a planejar o número 1 primeiro

5) Planejar significa definir: O quê, quando, como e em que prazo.

Os passos 1 e 2 ajudam a você definir o “O quê”. Como, é a parte mais complicada porque implica em definir, por onde começar, quais recursos materiais e humanos serão necessários e se prevenir quanto aos possíveis entraves que possam acontecer.

6) Avalie o processo com frequência. Está tudo indo como o planejado? Os resultados intermediários estão sendo satisfatórios? Precisa mudar a estratégia? Redimensionar os recursos humanos e materiais?

Procure manter este controle. Seja persistente e metódico nisso para garantir o sucesso.

7) Quando se refere ao tempo. Faça um cronograma e defina responsabilidades. O quando é a ação. Se não agir o planejamento é inútil. Faça as coisas acontecerem num ritmo natural e frequente. Aqui a persistência é a mestra. Avalie se o andamento deve ser acelerado ou pode fazer as coisas com mais calma.

Se fizer tudo as pressas provavelmente falhas acontecerão que tirarão a cereja do bolo no final.

8) Comemore cada pequena etapa vencida. Isso faz da vida uma festa. Compartilhe seus resultados.

9) Comemore seu sucesso no final e seja grato a todos que te ajudaram a cumprir seu objetivo e reconheça àqueles que te ajudaram durante todo o processo.

10) Seja feliz e parta para novos desafios.

Decidir e agir quanto ao o quê, quando e como fazer as coisas para que no fim de um ano possamos constatar que crescemos, progredimos, amadurecemos e estamos prontos para uma nova etapa.

Boa sorte!!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • sound
  • youtube
  • facebook
bottom of page